Mini currículo:
Prof. Dr. Fernando Gomes Pinto
Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP (1997).
Residência Médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1998-2003).
Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (2002).
Pós-Graduação em Neurocirurgia Pediátrica pela World Federation of Neurosugical Societies (2004-2006).
Doutorado em Neurotraumatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007).
Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP desde 2007.
Professor Livre-Docente de Neurocirurgia pela FMUSP (2013).
Coordenador do CENTRO DE ATENÇÃO À HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL do Hospital Samaritano (SP).
Coordenador do CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CRANIOESTENOSE E HIDROCEFALIA INFANTIL do Hospital Infantil Sabará (SP).
Neurocientista consultor da TV Globo/ Programa “Encontro com Fátima Bernardes”
Resumo da palestra
MARKETING MÉDICO - RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
Principais pontos a serem abordados:
1. Importantes pontos a considerar para ter sucesso na mídia
- encarar a mídia como prestação de serviço para população em primeiro lugar
- levar sempre em consideração os cuidados para seguir a ética médica
- repassar informações, instruções e dicas importantes que possam ser uteis para melhorar o dia a dia das pessoas
- identificar, analisar e atender necessidades, desejos e expectativas que o público deseja ouvir e saber
- marketing médico está vinculado diretamente à imagem do profissional. É por isso que as pessoas gostam de se referir ao profissional como "o meu médico", e não especificamente à marca do consultório ou clínica.
2. Porque buscar o marketing médico?
- A medicina já é vista como uma função que agrega valor. A expectativa de vida aumenta à medida que a medicina avança, e isso faz com que as pessoas procurem o médico para aproveitar com qualidade os anos que estão ganhando
- médico não apenas como um profissional que é procurado em caso de doença, mas deve se transformar literalmente em um profissional de saúde.
- abrir formas de receber testemunhos pessoais de satisfação pela mídia social é um bom caminho. Qualquer pessoa que passe por uma experiência boa irá compartilhar essa experiência nas redes sociais, e cabe ao médico transformar sua atividade em fonte de satisfação para seus clientes. Falando claramente, o médico precisa dar ao seu cliente assunto para ele conversar nas rodas cibernéticas.
- o relacionamento com a imprensa nada adianta se o médico não estiver engajado com o sue produto final (boa recepção, bom relacionamento de secretária com paciente, saber cobrar, agenda organizada para não deixar pacientes esperando, etc
3- Como ter sucesso usando essas ferramentas?
- a importância de ter um profissional especializado ao seu lado - a escolha de uma assessoria é importante, principalmente se vier dotada de inteligência de marketing que irá pensar no planejamento, na organização do espaço, no treinamento do médico e de sua equipe, na comunicação oral, visual e virtual e em cada detalhe
- aparência
- construção de uma imagem de coerência com a área onde atua
4- Dicas para dar certo
- O erro mais comum é tratar o marketing como propaganda. Médicos que fazem propaganda correm o risco, não apenas de estarem agindo de forma antiética, mas também de não serem respeitados pelos clientes. As pessoas acreditam cada vez menos na propaganda, e cada vez mais na mídia espontânea e no testemunho pessoal de clientes satisfeitos
- Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado.
- atender a todas as demanda da mídia, sem fazer restrições de tamanho e abrangência. Lembrar sempre que é nos “pequenos” que se pautam os “grandes”
- ser didático, verdadeiro e imparcial, já que temos uma enorme responsabilidade pois as pessoas de fato acreditam no que leem, escutam e veem.
Mini currículo:
Prof. Dr. Sérgio Pitelli Gomes Pinto
Médico formado pela FMUSP
Mestre em Ciências Neurológicas pela FMUSP
Doutor em Fisiopatologia Experimental pela FMUSP
Advogado formado pela FDUSP
Especialista em Direito Médico e Responsabilidade Jurídica de Profissionais de Saúde
Sócio Titular do Escritório PITTELLI SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Aluno de graduação do Curso de Filosofia da FFLCH USP (5º Semestre)
Resumo da palestra
Na palestra serão abordados basicamente três aspectos:
1- Relação entre médico assistente e médico auditor e operadora
Limites da competência do médico auditor com relação às condutas do assistente
Direito de opção e indicação de marca de órteses e próteses
Indicação pela operadora de segunda opinião
2- Ilícitos éticos na indicação de órteses e próteses
3- Processos contra médicos em casos de órteses e próteses de coluna.