Datas importantes

  • 11/10
    2013
    Início inscrições
  • 11/10
    2013
    Abertura de envio de Temas Livres
  • 27/06
    2014
    Encerramento de envio de Temas Livres
     
Nos vemos no próximo evento!
Contador:
contador grátis

Área restrita:              
Imprimir Página

História da Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna no Brasil



Desde a fundação da Sociedade Brasileira de Coluna em 1984, como Comitê da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os cirurgiões de coluna conquistaram identidade e organização.

Sempre existiu a procura por soluções cirúrgicas menos agressivas para o tratamento das doenças vertebrais. Notícias de técnicas menos agressivas do que as tradicionais foram esporádicas e eventuais.

Em 2004 aconteceu o I SIMINCO – Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna – em São Paulo. Tornou-se um marco por congregar profissionais que vinham usando essas técnicas, e além de tudo, por demonstrar o interesse que muitos outros médicos já tinham nessas possibilidades de tratamentos.

Os SIMINCOS se sucederam desde então, e o número de cirurgiões dedicados e interessados nas Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna cresceu significativamente. À medida que novas técnicas surgiram, a prática se disseminou. Foi fundado em 2005 o CCMI – Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna da SBC (Sociedade Brasileira de Coluna). A importância  e reconhecimento das Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna se consolidou.

A interação com a comunidade científica internacional esteve sempre presente nesse processo, com a participação de convidados internacionais de relevo nos eventos brasileiros, e também de médicos brasileiros nos eventos fora do Brasil. Dessa forma ficou garantida a importância dos brasileiros no contexto mundial de desenvolvimento e disseminação dessas modernas cirurgias. Isso possibilitou a criação de protocolos, e de uma visão crítica sobre as novas técnicas que constantemente são propostas.

O SBC-MISS (CCMI-SBC) organizou o primeiro COMINCO (Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna) em 2008, e já está organizando sua quarta edição. O III COMINCO, que ocorreu em 2012 na Praia do Forte, na Bahia, foi também o III WCMISST (World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery). Tornou-se um marco pelo número de participantes brasileiros e estrangeiros, conteúdo científico e organização. Como consequência, os organizadores brasileiros foram convidados para participar ativamente da organização do IV WCMISST, que acontecerá em Paris em 2014, onde teremos uma sessão especial.

 

Os SIMINCOS se sucedem anualmente. Já aconteceram em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador. No ano de 2014 será o Pré-Congresso do COMINCO, em sua nova casa, na Beneficência Portuguesa de São Paulo, seguindo sua evolução na disseminação das modernas técnicas cirúrgicas.

Além do constante esforço em manter a atualização técnica e científica, lutamos hoje também para manter a viabilidade desse progresso diante das fontes pagadoras, nem sempre atualizadas e bem assessoradas quanto à segurança e vantagens dos novos métodos. Entendemos que a divulgação para a sociedade leiga constitui uma importante ferramenta para disponibilização desses tratamentos.

A ABCMIC, o SBC-MISS (CCMI-SBC) , a WFMISS são entidades mobilizadas nesse trabalho, e encontram-se abertas aos interessados em juntar-se nessa empreitada em favor da modernização da Cirurgia de Coluna. 

 




Patrocinadores Prata


Alphatec Spine Braun Cortexmed Dabasons Grupo Implamed MDT Impantes Ortomedic Osteocamp
Razek Spine

Promoção

ABCMIC Comitê de Cirurgia Minimamente

Co-Promoção

IOT HC FMUSP

Agencia oficial



Limatur

55.11.5561-4188
www.limatur.com